Quantcast
Channel: Bengo – Portal de Angola
Viewing all 48 articles
Browse latest View live

OMA solidariza-se com vítimas da chuva em Benguela

$
0
0
OMA (mpla.ao)

OMA (mpla.ao)

O secretariado Nacional da Organização da mulher Angolana (OMA) manifestou hoje, sexta-feira, a sua solidariedade às famílias afectadas pela chuva que se abateu na madrugada de quinta-feira na cidade do Lobito, província de Benguela.

Numa nota de imprensa, a OMA exorta a sociedade angolana no sentido de desenvolver todo esforço para ajudar as vitímas desta catástrofe natural, que destruiu 128 residencias e matou 64 pessoas.

“Nesta hora difícil, queremos transmitir a solidariedade e apoio moral da OMA as várias famílias desalojadas e afectadas pelo desaparecimento dos seus ente queridos”, sublina a nota.

A OMA endereça igualmente o seu apreço e calor humano aos militantes, mães e irmãs do município do Lobito que perderam filhos e esposos, bem como os seus haveres.

Aproveita também a ocasião para encorajar todo o esforço empreendido pelo Governo de Angola para minimizar os males causados pelas fortes chuvas, que têm provocado dor e sofrimento bem como danos ambientais irreversíveis. (portalangop.co.ao)


Bengo: Governo felicita juventude angolana

$
0
0
Governador do Bengo - João Bernardo de Miranda (ANGOP)

Governador do Bengo – João Bernardo de Miranda (ANGOP)

O governo da província do Bengo, reunido sob orientação do seu titular, João Miranda de Bernardo, felicitou, terça-feira, a juventude angolana pelo seu dia que assinalado a 14 de Abril.

Segundo um comunicado de imprensa da sua segunda sessão ordinária, o governo da província encoraja os jovens a primar pela consolidação da paz, reconciliação nacional e pelo desenvolvimento do país.

Por outro lado, o plenário apreciou favoravelmente o projecto do regulamento interno do Conselho Provincial de Concertação Social, visando a sua implementação.

Os participantes foram informados sobre os avanços obtidos no âmbito do processo de deslocação das pedreiras das Mabubas para áreas consideradas de menor risco ambiental e habitacional.

Informações relativas ao estado de implementação do programa de massificação do registo de nascimento, atribuição do Bilhete de Identidade, realização do carnaval provincial, o OGE revisto para o exercício económico 2015 e o programa de actividades alusivas ao 40º aniversário da independência nacional foram também afloradas. (portalangop.co.ao)

Bengo: Jovens chamados à incorporação militar nas FAA

$
0
0

Caxito – Os jovens do sexo masculino com idade entre 20 e 21 anos, naturais ou residentes na província do Bengo, devem apresentar-se até o dia 10 de Junho aos postos de registo militar das suas áreas de residência para prestação do serviço militar.

EFECTIVOS DAS FAA EM PARADA (Foto: Angop)

EFECTIVOS DAS FAA EM PARADA (Foto: Angop)

Uma nota do Distrito de Recrutamento e Mobilização provincial do Bengo, enviada na sexta-feira, à Angop, refere que serão incorporados nas Forças Armadas Angolanas (FAA), para prestação do serviço militar, os jovens nascidos em 1994 e 1995, com habilitações literárias até a 9ª classe.

Neste âmbito, os responsáveis dos órgãos estatais aos diversos níveis, empresas, instituições e organizações sociais, devem dispensar, de imediato, do exercício das suas funções laborais os pré-recrutas e assegurar a apresentação nas administrações municipais, a fim de serem enviados aos distritos de recrutamento e mobilização provincial.  (portalangop.co.ao)

Município de Icolo e Bengo poderá beneficiar de energia proveniente do Soyo

$
0
0
Linhas de alta tensão de energia (Foto: Pedro Parente)

Linhas de alta tensão de energia (Foto: Pedro Parente)

O município de Icolo e Bengo, província de Luanda, vai brevemente beneficiar de fornecimento de energia eléctrica proveniente de uma turbina a gás que está ser instalada no município do Soyo, província de Zaire.

A informação foi prestada, sexta-feira, à Angop, pelo director municipal do Ambiente, Energia e Água, Bento Júlio Cadete, tendo sublinhado que num período curto, a região deixará de ter problemas relacionados com a energia, fruto desta aposta do Executivo.

O responsável sublinhou que o projecto já é visível na circunscrição, devido a colocação de postes de alta tensão a partir do município do Soyo, estando a 12 quilómetros de distância de Catete, mais propriamente na localidade do Dungo, periferia de Catete, sede municipal de Icolo e Bengo.

Entretanto, acrescentou, o ramal de alta tensão proveniente deste projecto vai beneficiar o aeroporto internacional de Luanda que está a ser construído na comuna de Bom Jesus, a própria comuna de Catete.

Para além deste projecto, realçou, encontram-se igualmente em curso nesta municipalidade, os empreendimentos de duas subestações eléctricas, uma em Catete e outra na localidade de Bango, via da Kiminha.

Actualmente, a circunscrição de Icolo e Bengo é abastecida pela barragem hidroeléctrica de Cabambe e Capanda, e apesar de algumas insuficiências, mais de três mil 180 casas estão eletrificadas, para além de algumas instituições do Estado.

“ Com todas estas iniciativas governamentais , não temos dúvidas de que os problemas de Energia electrica nesta região estarão resolvidos brevemente” sustentou o responsável.

O município de Icolo e Bengo que dista à 60 quilômetros a Este da capital do país, Luanda, possui uma população estimada de 74 mil e 644 habitantes que se dedicam maioritariamente actividade agrícola e piscatória. (portalangop.co.ao)

Bengo: Ministro da Educação incentiva alunos a reforçarem dedicação aos estudos

$
0
0
Ministro da Educação incentiva alunos do Bengo a apostarem mais nos estudos (Foto: Adão João Pedro)

Ministro da Educação incentiva alunos do Bengo a apostarem mais nos estudos (Foto: Adão João Pedro)

O ministro da Educação, Mpinda Simão, incentivou hoje, quarta-feira, em Caxito, província do Bengo, os alunos a se dedicarem mais nos estudos, para que no futuro dar o seu contributo na reconstrução e desenvolvimento de Angola.

O governante teceu tais apelos na escola número 315 da Açucareira, no quadro do lançamento dos projectos “Meu Kamba e Escola Mágica”, tendo referenciado que a formação é preponderante porque muda o homem e ajuda-o a reflectir melhor sobre os mais variados problemas da vida socioeconómico do país.

Mpinda Simão apelou ainda os alunos a respeitarem os mais velhos, a ler mais e investigar matérias sobre a história do país, assim como conhecerem as insígnias da República de Angola e o hino nacional.

Solicitou ainda um maior envolvimento dos encarregados de educação e da comunidade na gestão dos assuntos inerentes ao funcionamento da escola, para que, desta forma, possam participar na discussão dos problemas e na busca de soluções para a melhoria da qualidade de ensino no país.

O ministro da Educação, que chegou hoje a Caxito, efectua uma visita de três dias a província do Bengo. (portalangop.co.ao)

Bengo: Lançado programa de fomento da aquicultura no Bengo

$
0
0
Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto em declarações à imprensa na província do Bengo (Foto: Foto cedida)

Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto em declarações à imprensa na província do Bengo (Foto: Foto cedida)

Um projecto de fomento da aquicultura na localidade da Ibêndua, município do Dande, foi lançado nesta quarta-feira pela ministra das pescas, Victória de Barros Neto, em acto testemunhado pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda.

O projecto que beneficiará, numa primeira fase, 56 ex-militares e membros da comunidade está subdividido em oito cooperativas com sete beneficiários cada.

Instalada numa área de um hectare, o projecto contempla seis tanques de engorda de 200 metros quadrados cada e com uma profundidade de 1,50 metros.

Com um ciclo anual de produção de 5 a 6 meses, o projecto terá uma produção estimada em três toneladas de pescado e um rendimento estimado em um milhão de Kwanzas por modelo de seis tanques que consumirá cerca de 150 sacos de ração.

O programa compreende ainda uma área agrícola, tanque de decantação, jango de apoio, motobomba e uma zona de transformação e processamento do pescado.

Na localidade da Ibêndua, a ministra das pescas procedeu a entrega de kits para construção de tanques de engorda para o fomento da produção de cacusso e bagre.

Na ocasião, a governante disse que o programa permitirá o fomento da piscicultura na localidade da Ibêndua, incentivar o associativismo e cooperativismo, através de instalações de tanques de reprodução e comercialização do pescado.

No Bengo, Victória de Neto manteve um encontro com o governador provincial João Bernardo de Miranda e visitou as instalações da direcção local das pescas e o projecto de investimento privado LN2 da aquicultura, na localidade do Lembeca, município do Dande.

No prosseguimento da sua visita de dois dias de trabalho ao Bengo, a ministra desloca-se nesta quinta-feira ao município do Ambriz, onde visitará as instalações da Fibramar, na localidade do Yembe, as salinas de Capulo e da Natércia e Filhos. (portalangop.co.ao)

Bengo: Atendimento humanizado aumenta procura de serviço hospitalar na Barra do Dande

$
0
0
Director do Hospital Geral da Barra do Dande, João das Necessidades Fernandes (Foto: Adão João Pedro)

Director do Hospital Geral da Barra do Dande, João das Necessidades Fernandes (Foto: Adão João Pedro)

O director do Hospital Geral da Barra do Dande, João das Necessidades Fernandes, afirmou segunda-feira que o melhoramento da assistência médica e medicamentosa, aliada ao atendimento humanizado de pacientes tem permitido maior afluência de doentes a esta unidade sanitária.

Em declarações à Angop sobre a afluência de doentes no hospital, o responsável enalteceu o papel do corpo clínico, particularmente dos enfermeiros que têm zelado pela humanização dos serviços aos hospitalares.

Segundo esclareceu, a maior parte dos pacientes são provenientes da província de Luanda, com destaque para o município de Cacuaco, bem como da região do Panguila e da comuna da Barra do Dande, município do Dande.

“Agradeço muito aos nossos pacientes por afluírem à nossa unidade hospitalar, o que demonstra a confiança dos utentes no trabalho dos profissionais de saúde”, ressaltou.

Com efeito, apelou aos enfermeiros a melhorar cada vez mais as condições sanitárias e higiénicas, para satisfazer as necessidades dos pacientes que acorrem nesta unidade hospitalar.

Com 112 camas para internamento, a unidade hospitalar tem dois blocos operatórios, banco de urgência, morgue, serviços de raio X, pediatria, medicina, odontologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, dermatologia, ginecologia/obstetrícia e outros.

Funcionam no hospital geral da Barra do Dande por 176 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapêuticos, auxiliares de apoio hospitalar e para serviços administrativos. (portalangop.co.ao)

Bengo: Conselho de auscultação esclarecido sobre avanços no domínio da assistência social

$
0
0

Caxito – Os membros do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, reunidos terça-feira em Caxito na sua segunda sessão ordinária, foram esclarecidos sobre os avanços verificados no domínio da assistência social nos sectores da infância, idosos, deficientes físicos e desminagem.

GOVERNADOR DO BENGO, JOÃO BERNARDO DE MIRANDA PRESIDIU O SESSÃO ORDINÁRIA CONSELHO PROVINCIAL DE AUSCULTAÇÃO E CONCERTAÇÃO SOCIAL  (Foto: Angop)

GOVERNADOR DO BENGO, JOÃO BERNARDO DE MIRANDA PRESIDIU O SESSÃO ORDINÁRIA CONSELHO PROVINCIAL DE AUSCULTAÇÃO E CONCERTAÇÃO SOCIAL (Foto: Angop)

O esclarecimento foi feito pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que se deslocou ao Bengo para acompanhar a reunião do conselho de concertação provincial para transmitir os avanços verificados nestas áreas, a luz das orientações da comissão económica do Conselho de Ministros.

No plenário, os participantes tomaram conhecimento das recomendações da comissão económica referente a expansão da rede de equipamentos de atendimento à primeira infância, bem como do programa de formação de técnicos do serviço social.

Foram igualmente informados sobre o monitoramento dos programas, projectos e avaliação dos equipamentos, instituto de promoção e coordenação de ajuda as comunidades e regulamento das ONG, legislação fundamental da acção social, papel dos assistentes sociais e da desminagem.

Por seu turno, o governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, considerou a sessão de especial, apesar de ordinária, pelo facto de poder contar com a presença do ministro de Assistência e Reinserção Social.

O conselho de auscultação e concertação social analisou o estado de implementação do projecto de construção de 200 residências em cada municipalidade da província, assim como foram informados sobre as recomendações do XV Conselho Consultivo Alargado do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, da realização do Festi-Bengo edição 2015 e da 4ª edição da Feira da Banana.

O plenário debruçou-se também sobre a reavaliação da actividade mineira, na província e do início de actividade do conselho provincial de concertação social.

Participaram nesta sessão ordinária membros do governo provincial, administradores municipais, entidades religiosas, autoridades tradicionais, sindicatos, ONG, associações juvenis, industriais e comerciais. (portalangop.co.ao)


Bengo: Cem estudantes do Dande participam no “Sábados Académicos”

$
0
0
Bengo: 1º secretário municipal do Dande da JMPLA, Domingos Simão Alves de Campos, destaca importância do concurso sábados académicos (Foto: Mário Francisco)

Bengo: 1º secretário municipal do Dande da JMPLA, Domingos Simão Alves de Campos, destaca importância do concurso sábados académicos (Foto: Mário Francisco)

Cem estudantes de dez escolas do II ciclo do ensino secundário do município do Dande, província do Bengo, participam neste sábado no concurso “Sábados Académicos”, promovido pela JMPLA.

Em declarações à Angop, o primeiro secretário municipal da JMPLA, Domingos Simão Alves de Campos, disse que durante a prova os participantes serão avaliados nos quesitos língua portuguesa, matemática, história, geografia, química e cultural geral.

O vencedor, anunciou, representará o município na fase provincial.

O líder juvenil disse que o evento contará com um corpo de jurado liderado pelo secretário da educação e ensino do secretariado municipal do Dande da JMPLA, Ladmiro Martins da Costa.

Disse esperar que os participantes aproveitem a oportunidade de intercâmbio, sobretudo na troca de experiências, para aprofundar os conhecimentos.

Sublinhou que o concurso é um projecto que visa encontrar métodos práticos e atractivos capazes de incentivar os estudantes a dedicarem-se com mais afinco na sua formação académica.

O concurso realiza-se no âmbito do projecto “Sucesso Escolar e Mérito Estudantil” desenvolvido pela JMPLA.

Visa contribuir para a ocupação útil dos tempos livres dos estudantes, incentivando-os a adoptarem práticas sociais dignificantes.

No Bengo, o “Sábados Académicos” foi aberto em Junho do corrente ano, no município do Ambriz, pelo 1º secretário provincial da JMPLA, José Domingos Muginga da Silva. (portalangop.co.ao)

Bengo: Polícia desmantela três grupos de supostos marginais no Panguila

$
0
0
Policia Nacional de Angola (RNA)

Policia Nacional de Angola (RNA)

O comando provincial da Polícia Nacional (PN) do Bengo desmantelou, no período de 04 a 07 de Agosto deste ano, três grupos de supostos marginais que praticavam roubos de motorizadas, vandalismo com recurso a arma de fogo, posse e uso de estupefaciente (liamba) e desordem pública nos diversos bairros da localidade do Panguila, município do Dande.

Trata-se dos grupos “Os Staff Gica”, constituído por três elementos, “Os Franco Lous” e “Os Staff Racha”, com quatro indivíduos cada.

Em declarações hoje,sábado, à angop, o chefe do departamento da comunicação e imagem do Comando provincial da Polícia Nacional do Bengo, Inspector chefe Paulo Miranda de Sousa, disse que a corporação desmantelou esses grupos de marginais no.quadro da realização de micro-operações denominadas “Bengo Tranquilo”.

Segundo o oficial da polícia, no período em análise foram igualmente detidos na localidade do Panguila 16 cidadãos por prática de crimes de ofensas corporais, violação de menor, uso e posse de estupefaciente (liamba).

Paralelamente às detenções, a polícia recuperou três motorizadas, cinco armas de fogo, 150 tacos de liamba, dois televisores plasma, igual número de telemóveis, duas botijas de gás butanos e um computador portátil.

A polícia apelou maior colaboração da população no sentido de continuar a denunciar os actos lesivos as normas e princípios de actuação policial, num Estado Democrático e de Direito, para garantir a segurança pública na província. (portalangop.co.ao)

Bengo: Anunciados vencedores do Prémio Provincial de Jornalismo 2015

$
0
0
Bengo: Vencedores do prémio provincial de jornalismo 2015 com o governador João Bernardo de Miranda (Foto: Adão João Pedro)
Bengo: Vencedores do prémio provincial de jornalismo 2015 com o governador João Bernardo de Miranda (Foto: Adão João Pedro)

O jornalista João de Figueiredo Alberto Wassamba, na categoria de imprensa, Chimim Agostinho (rádio) e Vladimir Dembo (televisão) foram os vencedores da 7ª edição do Prémio Provincial de Jornalismo no Bengo.

Com a reportagem intitulada “A dança Ndembe – um elemento aglutinador das populações do Bengo”, João de Figueiredo Alberto Wassamba, da Agência Angola Press (Angop), conquista o galardão pela segunda vez consecutiva.

Em declarações à Angop, João de Figueiredo Alberto Wassamba explicou que a humildade e saber ouvir os outros, bem como ler matérias publicadas por outros profissionais da comunicação social, constituem o segredo para arrebatar títulos.

O corpo de jurados, presidido por Marinela dos Santos Baptista, atribuiu o prémio na categoria de radiodifusão à peça “violência doméstica como um facto criminal”, do jornalista da emissora provincial da RNA, Chimim Agostinho, e ao trabalho “contributo do turismo para a economia” do jornalista Vladimir Dembo, do centro de produção da TPA, na categoria televisão.

Foram igualmente distinguidos com menções honrosas os jornalistas Eduardo Mota e Amélia Caquinda, da emissora provincial da RNA, assim como Pedro Bica, das Edições Novembro.

Ao intervir na ocasião, o governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, felicitou os laureados e enalteceu o trabalho dos profissionais de imprensa, tendo instado os mesmos a continuarem no seu trabalho de investigação em prol dum jornalismo cada vez mais responsável.

O acto de divulgação dos vencedores da 7ª edição do Prémio Provincial de Jornalismo no Bengo foi acoplado as celebrações dos 40 anos da Independência Nacional que hoje, 11 de Novembro, se assinala. (portalangop.co.ao)

Destruídas cento e cinco minas no Bengo

$
0
0
Desminagem (Foto: Adão João Pedro)
Desminagem (Foto: Adão João Pedro)

Cento e cinco minas e outros engenhos explosivos não detonados foram destruídos no sábado, na localidade de Pambala, comuna de Barra do Dande, província do Bengo, em acto testemunhado pelo chefe da sala operativa da comissão executiva de desminagem, brigadeiro Afonso Belo Kayofi Kaley.

Dos engenhos explosivos removidos e destruídos constam minas anti-pessoal, anti-tanque, engenhos explosivos não detonados, armas de fogo AKM, munições e metais diversos.

Em declarações à imprensa, no local, o chefe de repartição de operações da sala operativa da comissão executiva de desminagem, coronel João Sebastião, disse que participaram deste processo de desminagem 141 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), pertencentes à casa de segurança, divididas em quatro brigadas de desminagem manual que se desdobraram nas tarefas de desminagem no território das províncias de Luanda e Bengo.

Explicou que as minas e outros engenhos explosivos foram desactivados na centralidade de Sequele (Luanda), no traçado da linha de transporte de energia de alta tensão Bucula-Mabubas e Capari-ponte sobre o rio Loge.

A remoção dos engenhos explosivos permitiu, segundo a fonte, clarificar uma área de 636 mil 587 metros quadrados e 127 quilómetros no traçado de linha de transporte de energia de alta tensão.

Sublinhou que as tarefas de desminagem foram realizadas no período compreendido de 31 de Outubro de 2011 ao 17 de Agosto de 2015, que vai permitir a restauração de uma forma segura de várias infra-estruturas e equipamentos sociais, naqueles locais, em benefício das populações.

Neste momento, disse, operam na província do Bengo, no processo de desminagem, o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e as Forças Armadas Angolanas, enquadradas na 9ª, 10ª, 11ª e 12ª Brigadas de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.

Por seu turno, o comandante da 12ª brigada da desminagem, tenente-coronel, Tito Augusto Chimuco, considerou positivo os trabalhos de desminagem na região desde 2009 até a data presente, porque tem levado a cabo várias actividades na localidade do futuro porto da Barra do Dande e na centralidade do Sequele na província de Luanda.

O oficial aconselhou a população a continuar a colaborar, dando a conhecer os locais onde possam existir objectos estranhos, para serem removidos e destruídos.

Já o administrador comunal de Barra do Dande, município do Dande, Abreu Augusto Leal, representante do governo do Bengo, elogiou o trabalho das brigadas de desminagem na região, por que está a facilitar a circulação de pessoas e bens, bem como na implantação dos empreendimentos económicos e sociais. (portalangop.co.ao)

Bengo: População de Caxito marcha em memória às vítimas de estrada

$
0
0
 Acidente de Viação (Foto: Arquivo/Angop)

Acidente de Viação (Foto: Arquivo/Angop)

Uma marcha contra a sinistralidade rodoviária foi realizada neste domingo, na cidade de Caxito, província do Bengo, em alusão ao Dia Mundial em memória às vítimas de estrada, comemorado anualmente no 3º domingo do mês de Novembro.

Na actividade, promovida pelo conselho provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, participaram automobilistas, representantes do sector da saúde, associações políticas, sociais e cívicas, bem com elementos da Polícia Nacional, com realce para o comandante provincial, comissário Francisco Ferreira Paiva.

A par da marcha, foi realizada uma exposição com veículos acidentados e fotografias de acidentes, para ajudar a reflexão dos utentes sobre o perigo das estradas, e a distribuição de cartilhas e panflectos de propaganda rodoviárias.

Ao intervir no acto, o comandante provincial da Polícia Nacional no Bengo, comissário Francisco Ferreira Paiva, disse que a sinistralidade rodoviária tornou-se uma problemática da actualidade a nível de todo o mundo, sendo a segunda maior causa de mortes da população em Angola.

O comissário Francisco Ferreira Paiva alertou a sociedade, sobretudo a juventude, a realizar actos de sensibilização sobre os perigos que ocorrem nas estradas.

Referiu que, para inverter o quadro das altas taxas de sinistralidade rodoviária, a Polícia Nacional traçou alguns objectivos, contando com o contributo da sociedade civil, como a inserção da disciplina de prevenção rodoviária no sistema de ensino geral, promoção de acções de sensibilização e de informação do cidadão em geral para as questões que visam a educação rodoviária e a realização de programas com os órgãos de comunicação social, organismos do estado, organizações juvenis, ONG’s e igrejas.

Apelou às instituições públicas, religiosas, famílias e organizações sociais no sentido de continuar promover acções de educação para a defesa e protecção da vida, visando contribuir no processo de construção e desenvolvimento de Angola.

Segundo o comandante provincial da Polícia Nacional, as principais causas dos acidentes estão ligadas a falta de observância das regras básicas elementares do código da estrada e do regulamento de transporte rodoviário, o estado de embriaguez, excesso de velocidade e de lotação, a deficiente iluminação das vias, mau estado técnico dos veículos e de algumas vias.

Por seu turno, o administrador municipal do Dande, João Castelo Branco, considerou a actividade importante por alertar os munícipes sobre a sinistralidade rodoviária, que continua a ceifar vidas humanas. (portalangop.co.ao)

Bengo: Jovens do Ambriz beneficiam de casas sociais

$
0
0
Governador João Miranda entrega chaves de casa a jovem no Ambriz (Foto: Adão João Pedro)
Governador João Miranda entrega chaves de casa a jovem no Ambriz (Foto: Adão João Pedro)

Setenta e quatro jovens do município do Ambriz receberam nesta segunda-feira as chaves das suas residências, no âmbito do programa dos 200 fogos habitacionais em curso na província do Bengo.

Na cerimónia assistida pelo governador João Bernardo de Miranda, os jovens assinaram os contratos das casas T3 cuja renda resolúvel mensal ficou fixada em 11 mil e 500 Kwanzas durante 40 anos.

Ao intervir no acto, João Miranda, apelou aos beneficiários a cuidarem das residências e a honrarem os pagamentos mensais, para que outros projectos idênticos sejam levados a cabo e beneficiem mais jovens.

O governante sublinhou que a obtenção de moradia é uma realidade para os jovens, fruto da promoção e dinamização da política de fomento habitacional do governo.

“O governo continuará a garantir à juventude habitação condigna, educação, assistência médica e medicamentosa, bem como a formação técnica e profissional, para que haja um desenvolvimento sustentável e harmonioso nas famílias”, enfatizou.

Adiantou que todas estas realizações enquadram-se nas comemorações do 40º aniversário do Dia da Independência Nacional que se assinalou a 11 do mês corrente em todo país.

Em declarações à Angop, o jovem Mavitidi Sebastião (médico) que recebeu a chave da sua moradia mostrou-se satisfeito e disse que constitui um sonho almejado e que vai dignificar melhor a sua família.

Frisou que outrora vivia numa residência em péssimas condições e em regime de renda, graças a construção destas moradias pelo governo vê melhorada as condições de vida.

Por seu turno, a funcionária pública Rita Apolo disse que estas condições estimulam a juventude a trabalhar cada vez mais e a observar a pontualidade, tendo em conta a proximidade entre a residência e o local de trabalho.

Sublinhou que foi um pouco difícil alcançar os objectivos devido a morosidade registada no processo, mas com força de vontade foi possível, pelo que solicita ao governo a construir mais casas para o benefício de outros cidadãos. (portalangop.co.ao)

Bengo: Denuncia sobre registos de créditos em nome do Bengo constitui destaque

$
0
0
Governador do Bengo – João Bernardo de Miranda (Angop)
Governador do Bengo – João Bernardo de Miranda (Angop)

A denuncia do governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, feita segunda-feira, no Caxito, sobre a existência de muitos créditos concedidos em nome da província, mas, na realidade, sem o benefício desejado para a região, constitui a manchete do noticiário local da semana que hoje termina.

“Aqui na província nós temos poucos créditos concedidos na generalidade, não me refiro apenas ao Banco Sol. A maior parte ou bom número dos créditos concedidos e registados como estando a ser usufruídos no Bengo não estão, e isso já havíamos dado nota ao ministro da Economia”, alertou.

O governante, que falava na inauguração da agência do Banco Sol, em Caxito, criticou os cidadãos que prestam informações incorrectas as instituições bancárias e as instituições públicas do Estado sobre o que fazem com o dinheiro que pedem emprestado.

Disse que o Governo do Bengo tomou medidas para acompanhar todos os empresários que receberam créditos no âmbito do Angola Investe e noutros programas para aferir a eficácia desses créditos e a sua utilidade”, salientou.

Outro facto importante da semana, foi o apelo do primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, à sociedade a respeitar os órgãos de justiça e de soberania do país.

Em declarações à imprensa, o líder juvenil denunciou algumas pessoas e organizações que têm pressionado o processo de julgamento dos 17 jovens acusados de actos preparatórios de rebelião, que decorre em Luanda.

“É preciso que este grupo de indivíduos e instituições respeitem os princípios democráticos, que passam pelo respeito da soberania, separação e interdependência de funções inerentes a estes órgãos, deixando o desempenho normal dos órgãos de justiça sem qualquer atitude persuasiva”, referiu.

A abertura da campanha agrícola 2015/2016 na província do Bengo, no município do Bula Atumba, em acto orientado pelo vice-governador do Bengo para área económica, Domingos Guilherme, constitui outro destaque da semana.

Para a presente campanha, segundo o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faustino Ngonga, estão a ser preparados 1.200 hectares de terras férteis, que contam com o envolvimento de 38 mil e 700 famílias camponesas.

Na campanha agrícola 2014/2015, os camponeses da província do Bengo colheram 667 mil 234 toneladas, cifra que, de acordo com o responsável, poder ser superado nesta campanha, a julgar pelos apoios recebidos do governo.

Outro motivo de realce foi afirmação do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general do Exército Geraldo Sachipengo Nunda, no Vale do Paraíso, província do Bengo, segundo a qual o actual contexto geopolítico e geoestratégico africano justifica a criação de dispositivos de prevenção de conflitos, no interesse da manutenção da paz e da estabilidade.

O general Nunda fez este pronunciamento face aos conflitos que se registam em alguns países africanos, associados ao ataque terrorista recentemente num hotel no Mali, onde pereceram muitas vidas humanas.

Lembrou que outro ataque terrorista aconteceu na semana passada, na República dos Camarões, igualmente com muitas perdas humanas, o que exige maior reflexão e preparação contínua. De acordo com o general, o grau de conflitualidade no continente africano aponta cenários de emprego da força africana em estado de alerta como a RDC, RCA, Sudão, Sudão do Sul e Mali.

A reinauguração da agência sede do Banco Sol, em Caxito, província do Bengo, pelo governador provincial João Bernardo de Miranda, numa cerimónia testemunhada pelo presidente do conselho de administração do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, foi facto relevante da semana.

As obras para a construção do edifício duraram oito meses e tiveram um custo na ordem dos 158 milhões de Kwanzas. A agência conta com área de banca de retalho, centro de empresas e área de micro-crédito.

Com a reabertura deste balcão (que foi o segundo do Banco Sol a ser aberto no país no ano 2000) foram criados dez postos de trabalho directos, contando actualmente com uma força de trabalho de 14 funcionários. (portalangop.co.ao)


Bengo: Governo considera apreciável trabalho dos órgãos de comunicação social na província

$
0
0

O Governo do Bengo, reunido hoje, quarta-feira, em Caxito, na sua 4ª sessão extraordinária, sob orientação do governador João Bernardo de Miranda, considerou apreciável o trabalho dos órgãos de comunicação social na província.

De acordo com o comunicado final do encontro, que contou com a presença dos responsáveis dos órgãos de comunicação social, o plenário recomendou o aperfeiçoamento técnico e profissional dos jornalistas de forma contínua.

“Para a concretização desse desiderato, os órgãos de comunicação social deverão contar com o concurso dos respectivos directores dos órgãos públicos de informação e outros técnicos dotados de competências reconhecidas”, refere o documento.

Por outro lado, os membros do governo do Bengo foram informados sobre o trabalho da comissão de sindicância relativa ao pagamento dos salários de alguns professores referente ao ano 2011.

“Entretanto, os casos verificados de dupla efectividade, pessoas que recebem em nome de falecidos, pessoas com nomes trocados nas folhas de salários e outras irregularidades serão entregues aos órgãos policiais para a tomada de medidas. (ANGOP)

Bengo: Criadas condições hospitalares para atendimento da população na quadra festiva

$
0
0

As condições hospitalares para o atendimento médico e medicamentoso aos pacientes que acorrerem nas mais diversas unidades hospitalares durante a quadra festiva estão garantidas, admitiu hoje quarat-feira, em Caxito, o director provincial da Saúde, António Martins.

Em declarações à Angop, o responsável informou que as condições consubstanciam-se nos meios técnicos, humanos e logísticos, para que haja maior resposta no atendimento da população durante a quadra festiva.

Afirmou terem sido criadas equipas de piquetes, médicos, enfermeiros, maqueiros e outros assistentes de saúde, que vão trabalhar 24 horas e o banco de urgência está reforçado e apetrechado com medicamentos para atendimento de doença, acidentes de viação, intoxicações alcoólicas e alimentares.

António Martins apelou à população a ter uma conduta cada vez mais cívica e exemplar, pautando neste período por uma postura harmoniosa e evitar o consumo excessivo de álcool.

Aconselhou igualmente a população a ter cuidados com a sua alimentação, tendo em conta que no período festivo tem havido relatos de problemas relacionados a más práticas alimentares. (ANGOP)

Bengo: Cultura sem pedidos para festas de fim de ano

$
0
0

A Direcção Provincial da Cultura não recebeu, até ao momento, nenhuma solicitação para legalização de festas de fim de ano, revelou segunda-feira à Angop o chefe do Departamento da Direcção provincial da cultura, João Francisco António.

O responsável apelou os promotores de festas de fim de ano a demonstrarem maior responsabilidade e a legalizar os eventos, através da Direcção provincial da Cultura e nas administrações municipais.

Informou que todos que realizarem ilegalmente tais actividades verão apreendidos os seus haveres e serão responsabilizados criminalmente, devendo ainda pagar multas avultadas, para que nos próximos tempos possam mudar de atitudes.

Recomendou aos participantes nas festas de fim de ano a evitarem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias nocivas a saúde humana. (ANGOP)

Bengo regista ano difícil em 2015

$
0
0

O governador do Bengo, João Bernardo de Miranda considerou hoje, terça-feira, em Caxito, 2015 um ano difícil, em virtude da crise económica que assola o país e que comprometeu, de modo severo, a evolução dos passos de crescimento e desenvolvimento social sustentado que vinham sendo dado na província.

Segundo o governador, que falava num encontro com os seus colaboradores, a referida crise condicionou a execução e diversos projectos que visam a melhoria das condições de vida da população da província do Bengo.

“Para a província do Bengo, a situação tem sido manifestamente pior, pois não tendo no ano anterior havido cobertura financeira no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, por ausência de espaço fiscal, não foi possível neste ano que termina concluir um projecto sequer dos transitados de 2014”, frisou.

Apesar das limitações conjunturais, o governador João Miranda enalteceu as acções do governo provincial nos domínios da saúde, educação, abastecimento de água potável, habitação, vias de comunicação, entre outros, para proporcionar melhores condições de vida às populações desta região do país.

“Perante a imensidão de tarefas acometidas ao governo provincial é, aparentemente, de pouca monta o resumido das realizações ora apresentadas, mas é sumamente dignificante porque resultam do abnegado empenho do colectivo deste governo, se tivermos em conta as contrariedades de vária ordem com que nos confrontamos no país inteiro”, justificou o governante.

João Bernardo de Miranda sublinhou que o Governo do Bengo não vai poupar esforços para garantir a execução do seu Plano Provincial de Desenvolvimento, pelo que apela a consciência de todos para a necessidade de juntar sinergias afim de ultrapassar, o mais depressa possível, as dificuldades conjunturais.

Embora ter reconhecido que as perspectivas para 2016 sejam sombrias, mas afirma que é motivo para todos se lançarem ao trabalho redobrado, como resposta patriótica às sábias orientações de Sua Excelência, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para a necessidade de diversificação da economia”, prognosticou o governador do Bengo. (ANGOP)

Bengo: Novos sistemas de tratamento e abastecimento de água poderão ser inaugurados em 2016

$
0
0

O governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, anunciou na noite de terça-feira, em Caxito, estarem concluídas as obras de construção do sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Caxito, município do Dande.

De acordo com o governador, que falava num encontro com os seus colaboradores, foram efectuadas duas mil 400 ligações domiciliárias no centro da cidade de Caxito e 400 no Porto Quipiri.

“De igual modo, foi concluída a primeira fase da construção da estação de tratamento de águas residuais de Caxito, com a capacidade de tratamento de 3.500 metros cúbicos de detritos por dia. Não havendo situações adversas, os sistemas poderão ser inaugurados nos primeiros dias do mês de Fevereiro de 2016”, explicou o governador João Miranda.

A primeira pedra para a construção dos novos sistemas de abastecimento de água potável à cidade de Caxito e ao Porto Quipiri foi lançada em Março de 2012, em cerimónia orientada pelo secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva.

O projecto vai beneficiar inicialmente 46 mil e 36 habitantes em Caxito e cinco mil e 906 na localidade do Porto Quipiri, numa província que possui uma taxa de cobertura de distribuição de água na ordem dos 49 porcento.

De acordo com a previsão, o projecto deverá beneficiar cerca de 80 mil habitantes de Caxito e do Porto Quipiri até 2030, permitindo à população consumir mais água e com melhor qualidade. (ANGOP)

Viewing all 48 articles
Browse latest View live